• Cris Jardim

ABS-DF terá stand na I Feira da Uva e do Vinho de Brasília

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS- DF) participará como apoiadora I Feira da Uva e do Vinho do DF. O evento será realizado nos dias 30 e 31 de julho e 01, 06, 07 e 08 de agosto deste ano no Parque de Exposições de Planaltina-DF.

I Feira da Uva e do Vinho do DF está sendo organizada pela mesma equipe responsável pela Feira do Morango de Brazlândia, evento tradicional que já acontece há 20 anos.


Segundo a equipe organizadora, a feira será uma oportunidade para apresentar o potencial do DF no cultivo da fruta. “Estamos planejando esse projeto há quatro anos e, finalmente, agora ele vai sair do papel. Brasília é uma potência no plantio da uva – ao todo já são 49 produtores por aqui. Além disso, alguns deles já estão investindo em maquinários para produzir suco e vinho”, afirma Marcelo Pereira, um dos organizadores do evento.

Diretores da ABS-DF e organizadores da I Feira da Uva e do Vinho do DF


Participação da ABS-DF

A ABS-DF terá um estande no evento e será responsável por oferecer cursos, workshops, degustações e materiais relacionados ao mundo do vinho a profissionais da área e ao público em geral. Para o presidente da instituição, Sérgio Pires, a I Feira de Uva e do Vinho de Brasília vai ser muito importante para a região tendo em vista estar iniciando no DF e entorno uma fase de grande expansão vitivinícola. “Estamos felizes de poder apoiar, desde o início, este projeto. Esta Feira servirá para escrever a história e para apresentar esta nova realidade, do nosso vinho de inverno, para todo o Brasil”, afirma.


A ABS-DF, é uma entidade sem fins lucrativos e que tem por objetivo formar e aperfeiçoar profissionais e consumidores da área do vinho. No programa da associação para o evento estão previstas diversas oficinas rápidas, por exemplo: “Como abrir vinho e espumante?”, “A doçura do vinho”, “Diferença entre vinho fino e vinho feito com uva americana”? “Profissões do Vinho”, “Vinho do Nordeste”, etc. Todas serão ministradas pelos professores da ABS-DF e por sommeliers profissionais que atuam em restaurantes de Brasília.

Empório Casa da Uva - Planaltina DF será sede do lançamento da I Feira da uva e do vinho do DF
Vinhedo do Cerrado em Planaltina-DF

I Feira de Uva e do Vinho promete em Brasília.

A Feira é organizada pela Associação Cresce-DF e, além do apoio da ABS, também conta com as seguintes parcerias:

  • Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Administração de

  • Planaltina, a Emater – DF e a Secretaria de Estado da

  • Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e

  • Superintendência Federal de Agricultura (SFA – DF).


Lançamento

O evento será lançado oficialmente no dia 16 de julho, às 14h, no Empório Casa da Uva em Planaltina-DF. Ocasião em que estarão presentes autoridades, parceiros, imprensa e convidados.


Texto e fotos: divulgação