• Cris Jardim

ABE dá voz às mulheres

Com sucesso na estreia, ‘Entre Mulheres e Vinhos’ entra para o calendário oficial de eventos da entidade

André de Gasperin, presidente da ABE, entregou brindes dos patrocinadores às mulheres

Degustado por homens e mulheres de diversas partes do Brasil, o ‘Entre Mulheres e Vinhos’ abre um novo espaço neste universo que há tempos deixou de ser exclusivamente masculino. Com goles de ousadia, determinação e profissionalismo, sete mulheres compartilharam suas histórias com o vinho, a convite da Associação Brasileira de Enologia (ABE). O encontro realizado nesta quarta-feira, 31 de março, nasceu online, em meio a uma pandemia global, mas já conquista lugar cativo na agenda de eventos da entidade para 2022. Mais de 900 pessoas acompanharam a live, que segue disponível no canal da ABE, no Youtube. Uvibra/Consevitis-RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Essência di Fiori, Sicredi Serrana, Todeschini, Verallia, Biotecsul e Cuvée Vinoboutique foram patrocinadores.

Andreia Debon, Ivane Fávero, Patrícia Possamai, Luciana Froes (tela direto do RJ), Regina Vanderlinde, Bruna Cristofoli e Deisi da Costa

Com muito a dizer, Andreia Debon, Bruna Cristofoli, Deisi da Costa, Ivane Fávero, Luciana Froes, Patrícia Possamai e Regina Vanderlinde, repartiram suas vivências para promover o vinho brasileiro e, principalmente, dar voz às mulheres. O estúdio foi montado na Cuvée Vinoboutique, no Vale dos Vinhedos, empreendimento que deverá abrir as portas ao público na metade de abril. Durante pouco mais de 1 hora, elas entreteram antigos e recentes fãs do mundo do vinho, mostrando todo conhecimento e atuação das mulheres neste setor.

O presidente da ABE, enólogo André de Gasperin, encerrou o evento agradecendo e homenageando as mulheres que cada vez mais se destacam no setor vitivinícola brasileiro. “Elas conquistaram um espaço que sempre foi predominantemente masculino e estão mostrando que competência não depende de gênero”.

Além de conhecer histórias de empreendedorismo, amor, atitude, inovação e profissionalismo, o público também participou pelo chat. Para estimular uma maior interação, seis perguntas foram sendo lançadas ao longo do evento. O autor da primeira resposta certa de cada uma foi ganhador de um espumante com colágeno.

Patrícia, Regina e Andreia
Bruna e Andreia

Perguntas, respostas e ganhadores

1 – Qual foi a primeira mulher brasileira a fazer Enologia? Adelina Majola

Ganhadora: Maria Inês Balsan (RS)

2 – Qual a viúva mais famosa do mundo do vinho, conhecida pelo seu champagne com rótulo laranja? Veuve Clicquot

Ganhador: Fábio Fedi (SP)

3 – A ABE tem mais de 300 enólogos associados em todo o Brasil. Quantas são mulheres? 58

Ganhadora: Giseli Scopel (RS)

4 – Quando se comemora o Dia do Vinho no Brasil? 1º domingo de junho

Ganhador: Gilberto Pedrucci (RS)

5 – Quantos estados brasileiros têm produção de uvas e vinhos? 10

Ganhadora: Silvana Gatto (RS)

6 – Escreva o nome de outras três mulheres ligadas ao mundo do vinho.

Ganhadora: Aline Rosa (RS)


TEMAS E MULHERES

MEDIAÇÃO: ANDREIA DEBON – Jornalista e sommelière

Viagens, Enoturismo e Amor: IVANE FÁVERO – Turismóloga e blogueira

Empreender não tem sexo, nem idade: BRUNA CRISTOFOLI – Enóloga e gestora

Vinho é coisa de mulher: DEISI DA COSTA - Sommelière

Histórias com Aromas e Sabores: LUCIANA FROES – Jornalista

Bella Wines – O espumante com colágeno: REGINA VANDERLINDE – Doutora em Enologia e Presidente da OIV - PATRÍCIA POSSAMAI – Enóloga e Sommelière

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=on4AS41yt-4


Texto e fotos: Renata Oliveira/Conceitocom Brasil