Com sucesso na estreia, ‘Entre Mulheres e Vinhos’ entra para o calendário oficial de eventos da entidade
Degustado por homens e mulheres de diversas partes do Brasil, o ‘Entre Mulheres e Vinhos’ abre um novo espaço neste universo que há tempos deixou de ser exclusivamente masculino. Com goles de ousadia, determinação e profissionalismo, sete mulheres compartilharam suas histórias com o vinho, a convite da Associação Brasileira de Enologia (ABE). O encontro realizado nesta quarta-feira, 31 de março, nasceu online, em meio a uma pandemia global, mas já conquista lugar cativo na agenda de eventos da entidade para 2022. Mais de 900 pessoas acompanharam a live, que segue disponível no canal da ABE, no Youtube. Uvibra/Consevitis-RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Essência di Fiori, Sicredi Serrana, Todeschini, Verallia, Biotecsul e Cuvée Vinoboutique foram patrocinadores.
Com muito a dizer, Andreia Debon, Bruna Cristofoli, Deisi da Costa, Ivane Fávero, Luciana Froes, Patrícia Possamai e Regina Vanderlinde, repartiram suas vivências para promover o vinho brasileiro e, principalmente, dar voz às mulheres. O estúdio foi montado na Cuvée Vinoboutique, no Vale dos Vinhedos, empreendimento que deverá abrir as portas ao público na metade de abril. Durante pouco mais de 1 hora, elas entreteram antigos e recentes fãs do mundo do vinho, mostrando todo conhecimento e atuação das mulheres neste setor.
O presidente da ABE, enólogo André de Gasperin, encerrou o evento agradecendo e homenageando as mulheres que cada vez mais se destacam no setor vitivinícola brasileiro. “Elas conquistaram um espaço que sempre foi predominantemente masculino e estão mostrando que competência não depende de gênero”.
Além de conhecer histórias de empreendedorismo, amor, atitude, inovação e profissionalismo, o público também participou pelo chat. Para estimular uma maior interação, seis perguntas foram sendo lançadas ao longo do evento. O autor da primeira resposta certa de cada uma foi ganhador de um espumante com colágeno.
Perguntas, respostas e ganhadores
1 – Qual foi a primeira mulher brasileira a fazer Enologia? Adelina Majola
Ganhadora: Maria Inês Balsan (RS)
2 – Qual a viúva mais famosa do mundo do vinho, conhecida pelo seu champagne com rótulo laranja? Veuve Clicquot
Ganhador: Fábio Fedi (SP)
3 – A ABE tem mais de 300 enólogos associados em todo o Brasil. Quantas são mulheres? 58
Ganhadora: Giseli Scopel (RS)
4 – Quando se comemora o Dia do Vinho no Brasil? 1º domingo de junho
Ganhador: Gilberto Pedrucci (RS)
5 – Quantos estados brasileiros têm produção de uvas e vinhos? 10
Ganhadora: Silvana Gatto (RS)
6 – Escreva o nome de outras três mulheres ligadas ao mundo do vinho.
Ganhadora: Aline Rosa (RS)
TEMAS E MULHERES
MEDIAÇÃO: ANDREIA DEBON – Jornalista e sommelière
Viagens, Enoturismo e Amor: IVANE FÁVERO – Turismóloga e blogueira
Empreender não tem sexo, nem idade: BRUNA CRISTOFOLI – Enóloga e gestora
Vinho é coisa de mulher: DEISI DA COSTA - Sommelière
Histórias com Aromas e Sabores: LUCIANA FROES – Jornalista
Bella Wines – O espumante com colágeno: REGINA VANDERLINDE – Doutora em Enologia e Presidente da OIV - PATRÍCIA POSSAMAI – Enóloga e Sommelière
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=on4AS41yt-4
Texto e fotos: Renata Oliveira/Conceitocom Brasil
留言