top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

ABE abre inscrições dia 7

Vinícolas terão 19 dias para inscrever suas amostras na maior vitrine do produto, único concurso exclusivamente dedicado ao espumante brasileiro

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) está preparada para o 13º Concurso do Espumante Brasileiro, que a partir do dia 7 de agosto abre o período de cadastramento para as vinícolas de todo o país inscreverem suas amostras no único concurso do Brasil dedicado, exclusivamente, ao espumante nacional. O prazo esgota em 25 de agosto. Até lá, as empresas devem acessar o site https://www.enologia.org.br/concurso-do-espumante-brasileiro/, onde está disponível o regulamento oficial e a ficha de inscrição.

Seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), somente serão aceitos espumantes naturais elaborados a partir de uvas Vitis Viníferas e que estejam no mercado sendo comercializados pelas vinícolas. Podem participar espumantes de primeira (Moscatéis) e segunda fermentação (Charmat e Tradicional) em diversos grupos e sub-grupos, contemplando brancos, rosés e tintos com diferentes teores de açúcar (Nature, Extra Brut, Brut, Seco, Demi-Sec e Doce).

Em 12 edições, o concurso já avaliou 2.550 espumantes brasileiros. Este ano, o número deverá romper a barreira dos 3 mil rótulos. Na última edição, em 2021, 93 vinícolas participaram da maior adesão da história do evento, que reuniu 425 amostras. De acordo com o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, o concurso não pára de crescer. “Se olharmos o histórico podemos ver que a cada edição o número de amostras vem crescendo, o que nos orgulha e motiva a seguir atuando na promoção e valorização do espumante brasileiro. Nossa expectativa para este ano é que mais vinícolas de fora do Rio Grande do Sul credenciem seus produtos nesta que é mais vitrine do produto tanto no Brasil, quanto no exterior”, destaca.

O evento mostra o contínuo crescimento, refletindo também, a evolução qualitativa da bebida, reconhecida mundialmente. Na 12ª edição, das 425 amostras inscritas, 134 foram premiadas, oito delas com Grande Medalha de Ouro, ou seja, alcançaram mais de 92 pontos. As medalhas foram para espumantes de vinícolas dos estados da Bahia, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

CATEGORIAS DOS ESPUMANTES

CATEGORIA I - ESPUMANTES DE SEGUNDA FERMENTAÇÃO (CHARMAT / TRADICIONAL)

Grupos

A – Branco

B - Rosé

C - Tinto

Sub-grupos

1 – Nature

2 - Extra Brut

3 - Brut

4 - Sec ou Seco

5 - Demi-Sec

CATEGORIA II - ESPUMANTES DE PRIMEIRA FERMENTAÇÃO (MOSCATÉIS ESPUMANTES)

Grupos

A - Branco

B - Rosé



SERVIÇO

O que? 13º Concurso do Espumante Brasileiro

Quando: 27 a 29 de setembro de 2023 (Degustações: 27 e 28; jantar de premiação: 29)

Onde? Hotel Dall’Onder SKI, Garibaldi (RS)

Quem promove? ABE – Associação Brasileira de Enologia

Período de Inscrição das Amostras: de 7 a 25 de agosto de 2023

Entrega das Amostras: até o dia 28 de agosto de 2023


Fotos: divulgação

Comments


bottom of page