• Cris Jardim

4U.WINE APRESENTA SELEÇÃO CANTOS E ENCANTOS DE PORTUGAL

Novos rótulos, entre tintos e brancos, foram produzidos em diferentes regiões lusitanas

A 4U.wine, curadoria de vinhos que tem como objetivo trazer rótulos especiais do Velho Mundo, lança a seleção “Cantos e Encantos de Portugal”. Composta por sete rótulos portugueses, a novidade é um convite a uma viagem pelo país através da taça.

Selecionadas uma a uma pelo comitê de experts liderado pelo único Master of Wine do mundo de língua portuguesa, o brasileiro Dirceu Vianna Júnior, por dois dos mais renomados enólogos portugueses – Manuel Vieira e Nuno Cancela de Abreu – e pela chef e sommelière brasileira Maria Emilia Atallah, as novas garrafas trazem três opções de tintos e quatro brancos, sendo um da região dos Vinhos Verdes.

Gandarada

Começando pela clássica região do Dão, dois tintos merecem destaque. O Vinha de Púcaros 2014 (Castas – 40% Touriga Nacional, 20% Alfrocheiro e 40% Tinta Roriz), de uma vinícola que produz vinhos bem típicos do Dão, usando as castas autóctones e as técnicas ancestrais, e o vegano Gandarada 2017 (60% Touriga Nacional, 20% Alfrocheiro e 20% Tinta Roriz), também carregado de história, produzido pela 4ª geração da família do produtor.

Do Alentejo, chegam dois brancos. O Aldeias de Juromenha 2019 (25% Antão Vaz, 25% Arinto, 25% Alvarinho e 25% Verdelho) - “um vinho de alta classe que lembra o estilo da região de Rueda, na Espanha”, segundo Dirceu - que tem sua adega localizada junto ao maior lago artificial da Europa, a Barragem de Alqueva. E o Monte do Zambujeiro 2018 (50% Arinto e 50% Antão Vaz), que, para Maria Emilia, é “um vinho que inspira tradição e traz o calor do Alentejo”.

Morgado de Bucelas

Para os que buscam conhecer melhor cada uva, há dois vinhos monocastas imperdíveis. Vegano, o Morgado de Bucelas 2019 (100% Arinto) é produzido por quem foi responsável pela recuperação desta casta originária da região de Bucelas e que quase chegou à extinção. Compara-se sua localização com grande influência marítima aos solos das mais importantes regiões europeias de vinhos brancos, com pH alcalino alto (solo calcário). O Arêgos Grande Escolha 2018 é o outro monocasta e o primeiro Vinho Verde trazido pela 4U.wine. Feito a partir de uma casta rara (100% Avesso), desconhecida e difícil de lidar, tem destaque pelo Master of Wine: “um dos melhores exemplos que eu já tive a oportunidade de degustar”.

Por fim, o tinto orgânico Bote Beira Interior DOC Bio 2018 (85% Tinta Roriz e 15% Rufete), oriundo de vinha antiga de uma região menos conhecida e muitas vezes esquecida, a Beira Interior. É produzido pela Casca Wines, projeto criado por enólogos e especialistas que busca renovar a cultura única de Portugal na criação de vinhos. “Devido à altitude desta região, o frescor é o principal atributo do Bote”, conclui Dirceu Vianna Jr.

As novidades podem ser adquiridas pelo site www.4u.wine ou WhatsApp (11) 96905-4826. Pedidos realizados até as 12h são entregues no mesmo dia para CEPs sob consulta. Para as demais regiões, os envios são através dos Correios.


Fotos: diviulgação da assessoria.