top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

29 de agosto, Dia do Sommelier: Sérgio Cruz, da Cantu Importadora, fala sobre a profissão e dá dicas

No universo do vinho, onde as nuances dos sabores e aromas se entrelaçam em harmonia, existe um nome que se destaca com esse conhecimento refinado: Sérgio Cruz, sommelier da Cantu Importadora, do Grupo Wine, líder no ranking de importação de vinhos no Brasil. No dia 29 de agosto é celebrado não apenas o Dia do Sommelier, mas também a paixão, dedicação e expertise que todos os sommeliers emprestam a esse mundo.

Para quem almeja trilhar os caminhos da profissão de sommelier, os primeiros passos são cruciais. Sérgio acredita que antes de mais nada é essencial nutrir um amor pelo universo dos vinhos e buscar uma educação especializada no assunto. Entre as diversas opções, ele recomenda o Senac, uma instituição que se dedica ao ensino prático, abordando os aspectos do cotidiano de um sommelier.

“A trajetória de um sommelier é tecida a partir de dois fios fundamentais: educação formal e prática. Por isso é importante equilibrar o conhecimento adquirido em salas de aula com as lições extraídas das experiências reais. Esse equilíbrio é a chave que desbloqueia as portas do sucesso nesse campo desafiador”, afirma o especialista.


Para ir além do vinho, ser um sommelier de excelência exige mais do que o conhecimento sobre a bebida. Sérgio lembra que a proficiência se estende para outros segmentos de alimentos e bebidas. Certificações em destilados, cachaça, chás, saquê e cerveja abrem um leque de possibilidades, habilidades de comunicação e sensibilidade sensorial são aprimoradas, permitindo que o sommelier transmita com precisão as sutilezas que permeiam cada degustação.


Após a jornada inicial, quando a base sólida de conhecimento é construída e a experiência é acumulada, o horizonte das oportunidades se alarga. “O mundo é vasto para o sommelier que trilhou esse caminho. De restaurantes a hotéis, de lojas de vinhos a consultorias independentes, as escolhas são tão variadas quanto os vinhos que desfilam na taça”, ressalta Sérgio.


É como uma sede de conhecimento sem limites, segundo o sommelier. Em um setor onde a evolução é constante, estar atualizado é vital. A dica é permanecer atento, participar de feiras, eventos e congressos, e aprofundar o conhecimento sobre regiões e produtores. O sommelier reforça o papel das literaturas para iniciar essa jornada, recomendando o livro "Vinhos, o Essencial", da Editora Senac, como uma base sólida.


Hoje, homenageamos não apenas o Dia do Sommelier, mas também a figura de Sérgio Cruz, cuja paixão, dedicação e conhecimento moldam um percurso inspirador para aspirantes a sommeliers. Seu compromisso em elevar os sabores e compartilhar sua expertise enriquece nosso paladar e nos inspira a explorar o vasto mundo dos vinhos e bebidas com um novo olhar.

Sobre a Cantu Importadora

A Cantu Importadora faz parte do Grupo Wine, líder no ranking de importação de vinhos no Brasil. A empresa possui 19 anos de operação B2B, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. Seu propósito é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 50 produtores de 14 países. Apresenta valores e uma filosofia que permite à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo.



Fotos: divuvulgação

Yorumlar


bottom of page